O Poder da Meditação
A meditação espiritual é o caminho para a Divindade. É a escada mística que alcança da terra ao céu, do erro à verdade, da dor à paz. Todo santo já escalou; todo pecador deve, mais cedo ou mais tarde, chegar a ele, e todo peregrino cansado que vira as costas para si mesmo e para o mundo, e põe seu rosto resolutamente em direção à Casa do Pai, deve plantar os pés nos círculos dourados. Sem a sua ajuda, você não pode crescer no estado divino, a semelhança divina, a paz divina e as glórias sem moda e as alegrias purificadoras da Verdade permanecerão ocultas de você.
A meditação é a intensa morada, em pensamento, sobre uma idéia ou tema, com o objetivo de compreendê-la completamente, e tudo o que você constantemente medita sobre você não apenas entenderá, mas crescerá cada vez mais à sua semelhança, pois tornar-se incorporado em seu próprio ser, se tornará, de fato, seu próprio eu. Se, portanto, você constantemente se debruça sobre o que é egoísta e degradante, acabará se tornando egoísta e degradante; se você pensar incessantemente naquilo que é puro e altruísta, certamente se tornará puro e altruísta.
A meditação espiritual é o caminho para a Divindade. É a escada mística que alcança da terra ao céu, do erro à verdade, da dor à paz. Todo santo já escalou; todo pecador deve, mais cedo ou mais tarde, chegar a ele, e todo peregrino cansado que vira as costas para si mesmo e para o mundo, e põe seu rosto resolutamente em direção à Casa do Pai, deve plantar os pés nos círculos dourados. Sem a sua ajuda, você não pode crescer no estado divino, a semelhança divina, a paz divina e as glórias sem moda e as alegrias purificadoras da Verdade permanecerão ocultas de você.
A meditação é a intensa morada, em pensamento, sobre uma idéia ou tema, com o objetivo de compreendê-la completamente, e tudo o que você constantemente medita sobre você não apenas entenderá, mas crescerá cada vez mais à sua semelhança, pois tornar-se incorporado em seu próprio ser, se tornará, de fato, seu próprio eu. Se, portanto, você constantemente se debruça sobre o que é egoísta e degradante, acabará se tornando egoísta e degradante; se você pensar incessantemente naquilo que é puro e altruísta, certamente se tornará puro e altruísta.
Diga-me o que você pensa com mais frequência e intensidade, o que, em suas horas silenciosas, sua alma se transforma naturalmente e eu lhe direi em que lugar de dor ou paz você está viajando e se está crescendo. à semelhança do divino ou do bestial.
Existe uma tendência inevitável de se tornar literalmente a personificação dessa qualidade sobre a qual se pensa constantemente. Portanto, deixe que o objeto de sua meditação esteja acima e não abaixo, de modo que toda vez que você voltar a ele em pensamento, você será elevado; seja puro e sem mistura com qualquer elemento egoísta; Assim, seu coração se tornará purificado e mais próximo da Verdade, e não será corrompido e arrastado de maneira mais irremediavelmente para o erro.
A meditação, no sentido espiritual em que agora a estou usando, é o segredo de todo crescimento na vida e no conhecimento espirituais. Todo profeta, sábio e salvador se tornou assim pelo poder da meditação. Buda meditou sobre a verdade até poder dizer: "Eu sou a verdade". Jesus refletiu sobre a imanência divina até que finalmente pôde declarar: "Eu e meu Pai somos um".
A meditação centrada nas realidades divinas é a própria essência e alma da oração. É o alcance silencioso da alma em direção ao Eterno. A mera oração peticionária sem meditação é um corpo sem alma e é impotente para elevar a mente e o coração acima do pecado e da aflição. Se você está orando diariamente por sabedoria, por paz, por uma pureza mais elevada e por uma realização mais completa da Verdade, e aquilo pelo qual você ora ainda está longe de você, significa que você está orando por uma coisa enquanto vive em pensamento e age de outra. . Se você cessar dessa desobediência, afastando sua mente daquelas coisas egoístas, que lhe impedem de possuir as realidades inoxidáveis pelas quais você ora: se você não pedir mais a Deus que lhe conceda aquilo que você não merece,
Aquele que garantiria qualquer vantagem mundana deve estar disposto a trabalhar vigorosamente por ela, e seria realmente um tolo que, esperando com as mãos cruzadas, esperava que lhe chegasse o simples pedido. Não imagine em vão que você pode obter os bens celestes sem fazer nenhum esforço. Somente quando você começar a trabalhar seriamente no Reino da Verdade, você poderá participar do Pão da Vida e, quando tiver, com esforço paciente e sem queixas, ganhou o salário espiritual pelo qual pede, eles não serão retidos. você.
Se você realmente busca a Verdade, e não apenas sua própria gratificação; se você o ama acima de todos os prazeres e ganhos mundanos; mais do que a própria felicidade, você estará disposto a fazer o esforço necessário para sua conquista.
Se você fosse libertado do pecado e da tristeza; se você sentir o gosto daquela pureza imaculada pela qual suspira e ora; se você perceber a sabedoria e o conhecimento e entrar na posse de uma paz profunda e permanente, venha agora e entre no caminho da meditação, e deixe o objeto supremo da sua meditação ser a Verdade.
No início, a meditação deve ser distinguida do devaneio ocioso. Não há nada de sonho e pouco prático nisso. É um processo de busca e pensamento intransigente que não permite que nada permaneça, a não ser a verdade simples e nua. Assim, meditando, você não se esforçará mais para se edificar em seus preconceitos, mas, esquecendo-se de si, lembrará apenas que está buscando a Verdade. E assim você removerá, um a um, os erros que você criou em torno de si mesmo no passado, e esperará pacientemente pela revelação da Verdade que ocorrerá quando seus erros forem suficientemente removidos. Na silenciosa humildade do seu coração, você perceberá que:
"Existe um centro íntimo em todos nós
Onde a verdade reside na plenitude; e ao redor,
Muro sobre muro, a carne grosseira o impede;
Essa percepção perfeita e clara, que é a verdade,
uma malha carnal desconcertante e perversa, a
cega e comete todos os erros; e, ao
contrário , consiste em abrir um caminho para
onde o esplendor aprisionado possa escapar, do
que em efetuar uma entrada para uma luz que
deveria estar sem. "
Selecione uma parte do dia em que meditar e mantenha esse período sagrado para o seu propósito. O melhor momento é bem cedo, quando o espírito de repouso está sobre tudo. Todas as condições naturais estarão a seu favor; as paixões, após o longo jejum corporal da noite, serão subjugadas, as emoções e preocupações do dia anterior desaparecerão, e a mente, forte e ainda repousante, será receptiva à instrução espiritual. De fato, um dos primeiros esforços que você será solicitado a fazer será sacudir a letargia e a indulgência, e se você recusar, será incapaz de avançar, pois as exigências do espírito são imperativas.
Ser desperto espiritualmente é também despertar mental e fisicamente. O preguiçoso e o auto-indulgente não podem ter conhecimento da verdade. Aquele que, possuidor de saúde e força, gasta as horas calmas e preciosas da manhã silenciosa em indulgência sonolenta, é totalmente inadequado para subir as alturas celestiais. Aquele cuja consciência desperta se tornou viva às suas elevadas possibilidades, que está começando a sacudir as trevas da ignorância em que o mundo está envolvido, ressurge antes que as estrelas tenham cessado sua vigília e, lutando com as trevas dentro de sua alma, luta, por santa aspiração, perceber a luz da Verdade enquanto o mundo desperto sonha. Como Longfellow nos diz:
"As alturas dos grandes homens alcançaram e mantiveram,
não foram alcançadas por um vôo repentino,
Mas eles, enquanto seus companheiros dormiam,
trabalhavam para o alto durante a noite. "
Nenhum santo, nenhum homem santo, nenhum mestre da Verdade jamais viveu que não se levantasse de manhã cedo. Jesus habitualmente se levantava cedo e escalava as montanhas solitárias para se engajar. em comunhão sagrada, Buda sempre se levantava uma hora antes do nascer do sol e se envolvia em meditação, e todos os seus discípulos eram obrigados a fazer o mesmo.
Se você tiver que iniciar suas tarefas diárias muito cedo e, assim, ficar impedido de dar a meditação sistemática de manhã cedo, tente dar uma hora à noite e, se isso for negado, pela duração e labor de sua tarefa diária você, não precisa se desesperar, pois pode elevar seus pensamentos em sagrada meditação nos intervalos de seu trabalho ou naqueles poucos minutos ociosos que você agora desperdiça em falta de objetivo; e, se seu trabalho for do tipo que se torna automático pela prática, você pode meditar enquanto estiver envolvido com ele. Aquele eminente santo cristão e filósofo, Jacob Boehme, percebeu seu vasto conhecimento das coisas divinas enquanto trabalhava longas horas como sapateiro. Em toda vida há tempo para pensar, e o mais ocupado, o mais trabalhoso, não é excluído da aspiração
e meditação.
Meditação espiritual e autodisciplina são inseparáveis; você começará, portanto, a meditar sobre si mesmo, a fim de tentar entender a si mesmo, pois, lembre-se, o grande objeto que terá em vista será a remoção completa de todos os seus erros para que você possa perceber a Verdade. Você começará a questionar seus motivos, pensamentos e atos, comparando-os com o seu ideal, e se esforçando para encará-los com um olhar calmo e imparcial. Dessa maneira, você estará continuamente obtendo mais desse equilíbrio mental e espiritual sem o qual os homens não passam de canudos indefesos no oceano da vida. Se você se der ao ódio ou à raiva, meditará na gentileza e no perdão, de modo a tornar-se agudamente vivo ao sentir sua conduta dura e tola.
Você começará a habitar em pensamentos de amor, de gentileza, de abundante perdão; e quando você supera o mais baixo, o mais alto, gradualmente, silenciosamente, rouba ao seu coração um conhecimento da divina Lei do Amor, com uma compreensão de sua influência sobre todas as complexidades da vida e da conduta. E ao aplicar esse conhecimento a cada pensamento, palavra e ação, você se tornará cada vez mais gentil, mais e mais amoroso, mais e mais divino.
E assim, com todo erro, todo desejo egoísta, toda fraqueza humana; pelo poder da meditação é superada e, a cada pecado, cada erro é expulso, uma medida mais completa e clara da Luz da Verdade ilumina a alma peregrina. roube silenciosamente em seu coração o conhecimento da lei divina do amor, com uma compreensão de sua influência sobre todos os meandros da vida e da conduta. E ao aplicar esse conhecimento a cada pensamento, palavra e ação, você se tornará cada vez mais gentil, mais e mais amoroso, mais e mais divino.
E assim, com todo erro, todo desejo egoísta, toda fraqueza humana; pelo poder da meditação é superada e, a cada pecado, cada erro é expulso, uma medida mais completa e clara da Luz da Verdade ilumina a alma peregrina. roube silenciosamente em seu coração o conhecimento da lei divina do amor, com uma compreensão de sua influência sobre todos os meandros da vida e da conduta. E ao aplicar esse conhecimento a cada pensamento, palavra e ação, você se tornará cada vez mais gentil, mais e mais amoroso, mais e mais divino. E assim, com todo erro, todo desejo egoísta, toda fraqueza humana; pelo poder da meditação é superada e, a cada pecado, cada erro é expulso, uma medida mais completa e clara da Luz da Verdade ilumina a alma peregrina.
Assim, meditando, você estará se fortalecendo incessantemente contra seu único inimigo real, seu eu egoísta e perecível, e estará se estabelecendo cada vez mais firmemente no eu divino e imperecível que é inseparável da Verdade. O resultado direto de suas meditações será uma força espiritual calma que será sua estada e local de descanso na luta da vida. Grande é o poder superador do pensamento santo, e a força e o conhecimento adquiridos na hora da meditação silenciosa enriquecerão a alma com lembranças salvadoras na hora da luta, da tristeza ou da tentação.
À medida que, pelo poder da meditação, você cresce em sabedoria, renuncia, cada vez mais, a seus desejos egoístas, inconstantes, impermanentes e produtivos de tristeza e dor; e tomará sua posição, com firmeza e confiança crescentes, sobre princípios imutáveis, e realizará o descanso celestial.
O uso da meditação é a aquisição de um conhecimento dos princípios eternos, e o poder que resulta da meditação é a capacidade de repousar e confiar nesses princípios, e assim tornar-se um com o Eterno. O fim da meditação é, portanto, o conhecimento direto da Verdade, Deus e a realização da paz divina e profunda.
Deixe suas meditações surgirem do terreno ético que você ocupa agora. Lembre-se de que você deve crescer na Verdade com perseverança constante. Se você é um cristão ortodoxo, medite incessantemente na pureza imaculada e na excelência divina do caráter de Jesus, e aplique todos os seus preceitos à sua vida interior e conduta externa, de modo a aproximar-se cada vez mais da perfeição dele. Não sejam como os religiosos que, recusando-se a meditar na Lei da Verdade, e a pôr em prática os preceitos que lhes foram dados por seu Mestre, contentam-se em adorar formalmente, em apegar-se a seus credos particulares e continuar em a incessante rodada de pecado e sofrimento. Esforce-se para elevar-se, pelo poder da meditação, acima de tudo, egoísta, agarrando-se a deuses parciais ou credos partidários; acima de formalidades mortas e ignorância sem vida.
Aquele que medita sinceramente primeiro percebe uma verdade, por assim dizer, à distância, e depois a realiza pela prática diária. É apenas o praticante da Palavra da Verdade que pode conhecer a doutrina da Verdade, pois, embora pelo pensamento puro a Verdade seja percebida, ela só é atualizada pela prática.
Disse o divino Gautama, o Buda: "Aquele que se entrega à vaidade e não se entrega à meditação, esquecendo o verdadeiro objetivo da vida e se apegando ao prazer, com o tempo invejará aquele que se esforçou na meditação". e ele instruiu seus discípulos nas seguintes "Cinco grandes meditações":
"A primeira meditação é a meditação do amor, na qual você ajusta seu coração de forma que anseia pelo bem-estar e bem-estar de todos os seres, incluindo a felicidade de seus inimigos.
"A segunda meditação é a meditação da piedade, na qual você pensa em todos os seres angustiados, representando vividamente em sua imaginação suas tristezas e ansiedades, de modo a despertar uma profunda compaixão por eles em sua alma.
" A terceira meditação é a meditação de alegria, na qual você pensa na prosperidade dos outros e se alegra com as alegrias deles.
"A quarta meditação é a meditação da impureza, na qual você considera as más conseqüências da corrupção, os efeitos do pecado e das doenças. Quão trivial é o prazer do momento e fatal as conseqüências.
" A quinta meditação é a meditação sobre serenidade, na qual você se eleva acima do amor e do ódio, da tirania e da opressão, da riqueza e do desejo, e considera seu próprio destino com calma imparcial e perfeita tranquilidade ".
Ao se envolver nessas meditações, os discípulos de Buda chegaram ao conhecimento da Verdade. Mas se você se envolve nessas meditações particulares ou não, importa pouco desde que seu objeto seja a Verdade, desde que você tenha fome e sede da justiça que é um coração santo e uma vida sem culpa. Portanto, em suas meditações, deixe seu coração crescer e expandir-se com um amor cada vez maior, até que, livre de todo ódio, paixão e condenação, abraça todo o universo com ternura ponderada. Quando a flor abre suas pétalas para receber a luz da manhã, abra sua alma cada vez mais à luz gloriosa da Verdade. Voe para cima sobre as asas da aspiração; seja destemido e acredite nas possibilidades mais elevadas. Acredite que uma vida de absoluta mansidão é possível; acredita que uma vida de pureza inoxidável é possível; acredite que uma vida de perfeita santidade é possível; acredite que a realização da verdade mais elevada é possível. Quem acredita, sobe rapidamente as colinas celestiais, enquanto os incrédulos continuam tateando sombriamente e dolorosamente nos vales encobertos pela neblina.
Tão crentes, tão aspirantes, tão meditativas, divinamente doces e bonitas serão suas experiências espirituais, e gloriosas as revelações que irão arrebatar sua visão interior. Ao perceber o divino Amor, a divina Justiça, a divina Pureza, a Lei Perfeita do Bem, ou Deus, grande será a sua bem-aventurança e a sua profunda paz. As coisas velhas passarão, e todas as coisas se tornarão novas. O véu do universo material, tão denso e impenetrável aos olhos do erro, tão fino e transparente aos olhos da Verdade, será levantado e o universo espiritual será revelado. O tempo cessará e você viverá apenas na Eternidade. Mudança e mortalidade não mais lhe causarão ansiedade e tristeza, pois você se estabelecerá no imutável e habitará no próprio coração da imortalidade.
Escola Lei da Atração- Mude Sua Vida e Aplique O Segredo
Comentários
Postar um comentário